blogue de poesia e teologia.

aqui não se escreve segundo o acordo ortográfico de mil novecentos e noventa.

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Novo fado

De facto, enquanto apreciador e cantor de música litúrgica, sempre me interessou, pela forma como tratam as palavras (para isso sempre me chamou a atenção o padre Nuno Isidro...), o canto dos fadistas. Sendo jovem, sempre estive também atento às várias notícias que, cada vez que surge um novo fadista, saem à rua. E já foram vários os artistas que saíram com esse rótulo de "novo fado", desde Camané, Mariza, Raquel Tavares, Ana Moura, Carminho, Ricardo Ribeiro... Mas quanto a estes cantores, sempre me faltou qualquer coisa para ficar, de facto, um fã... Camané canta realmente muito bem, mas não faz em mim um click; Mariza é apreciada por toda a gente, e, como já disse a propósito de outras coisas, dificilmente gosto do que todos gostam; Raquel Tavares (que me desculpe...) sempre me chamou mais a atenção por ser uma mulher bonita (talvez seja das cinco cantoras portuguesas mais bonitas); Ana Moura (mil perdões!) é um nariz; Carminho é mais uma que cantando muito bem, tem um problema, é amiga de um amigo meu, e isso faz-me sempre desconfiar se não gostarei de a ouvir cantar por esse facciosismo; Ricardo Ribeiro, por razões fisionómicas (é gordo como eu, leia-se), é alguém com quem crio empatia, mas confesso que nunca fui um grande ouvinte da sua música...
Um nome que sempre me havia passado ao lado, e que me chegou por via do programa Bairro Alto, da rtp2, foi o de António Zambujo. Mas depois de ouvi-lo pela primeira vez, cantando a canção Readers Digest, do Miguel Araújo Jorge (Mendes), dos Azeitonas, encontrei, realmente, o que é o novo fado. E sim, concordo com o Mendes e com Caetano Veloso quando o põem entre os melhores cinco cantores do mundo! Além disso, cada vez mais percebo que se não fosse do Oeste seria, sem dúvida, alentejano... O melhor é que o ouçam...


Sem comentários:

Enviar um comentário