blogue de poesia e teologia.

aqui não se escreve segundo o acordo ortográfico de mil novecentos e noventa.

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 4 de maio de 2010

Pequenas histórias teológicas (0)

Não sei bem porquê, mas decidi criar neste blog uma série de entradas (conto pelo menos pôr mais duas) com pequenas histórias teológicas. Esta primeira é um ponto zero, porque se trata de uma história repetida. No final da história darei indicação da obra onde a encontrei (não indicarei o número da página da transcrição, para que cada um, lendo os livros, possa ter o prazer de também se confrontar com estas histórias).

«Quando os Hunos viram as donzelas, lançaram-se sobre elas com grandes gritos, comportaram-se como lobos entre as ovelhas e mataram-nas todas.
Houve uma virgem, de nome Córdula, que, por medo intenso, se escondeu no barco, durante a noite; na manhã seguinte, porém, ofereceu-se voluntariamente à morte e recebeu assim a coroa do martírio. Mas, como a sua festa não era celebrada, porque não sofrera juntamente com as outras, muito tempo depois apareceu a um eremita e fez-lhe saber que a sua festa devia ser celebrada no dia a seguir à festa das onze mil virgens.
Lenda das onze mil virgens»


VON BALTHASAR, Hans Urs, Córdula ou o momento decisivo, Lisboa, Assírio & Alvim 2009, 126 p.

1 comentário:

  1. Há sempre um momento decisivo...Ás vezes a dificuldade está em dar o primeiro passo, sem medo de cair sem para quedas( Com a certeza que Ele nos ampara as quedas!)

    ResponderEliminar