blogue de poesia e teologia.

aqui não se escreve segundo o acordo ortográfico de mil novecentos e noventa.

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 4 de março de 2010

O gosto, o respeito e a expressão


Por causa das redes sociais, como a da imagem acima, tenho dado comigo muitas vezes a ler opiniões dos outros, o que não deixa de despertar em mim uma certa ira contra esta coisa da opinião a todo o custo... Tudo é igual: dizem-se as maiores barbaridades, ofendem-se as pessoas, mas depois no fim diz-se: «Era só uma opinião». E fica tudo bem. Como alguns mais inteligentes do que eu vão dizendo, para cada grupo a favor surge um grupo anti, e vice-versa (claro que eu também faço parte de alguns anti e de alguns a favor, acho que isso ajuda a dizer da minha personalidade). Até há os que se metem nos anti ou nos a favor só para mostrar porque deviam ser do grupo contrário (às vezes falando uma língua demasiado vernacular).
Depois há a questão do gosto... Fala-se bem daquilo que se gosta e mal daquilo de que não se gosta. Sempre. Aquilo de que se gosta nunca pode ter defeitos (ou o que é considerado bom, como por exemplo Cristiano Ronaldo, que nunca faz um passe ou um remate mal feito; o defeito está sempre no colega, ou na bola, ou na chuteira, ou no vento ou no relvado) e aquilo de que não se gosta nunca pode ser bom (gostaria de não ter de situar aí a relação dos jornalistas desportivos do i com o Sporting...).
Curiosa é a forma de, nas redes sociais, mostrar aos outros que deviam respeitar os próprios gostos: desrespeitando os alheios: "Eu até nem dizia mal dos Jovens Heróis de Shaolin, mas vocês puseram-se a dizer mal da Hello Kitty e agora tomem!" (esta foi a última linda discussão (pus o significado porque, também nas redes sociais há bastantes inteligências, ou falta delas, que confundem discutir com ralhar) que presenciei, por isso a exponho aqui; não há qualquer razão preferencial). Pessoas com vintes bem entrados, trintas, quarentas, a ter atitudes de crianças...
Enfim, as redes sociais serão sempre, cada vez mais me dá essa ideia, o lugar onde pomos a nú o adolescente infantilizado que há em nós. E, para terminar, uma frase "profunda", da minha autoria, que julgo ter a ver com este tema: Nem sempre o que quero é o que posso... E era tão bom se todos percebessem isso...

Poder é sempre querer, mas o contrário não é tão verdade...

Sem comentários:

Enviar um comentário