blogue de poesia e teologia.

aqui não se escreve segundo o acordo ortográfico de mil novecentos e noventa.

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Habemus Papam, de Moretti


Depois de um longo período sem ir ao cinema (confesso que o cinema "comercial" não me agrada muito, e falta-me o tempo [e o "tempo"] para ir à procura de outros filmes), fui esta semana ver Habemus Papam, de Nanni Moretti. E foi uma experiência que valeu a pena. Se é verdade que, sendo um filme que retrata os problemas de um Papa recém-eleito, se esquece do dado da fé (como reconhece a Rádio Vaticano), não deixa de ser verdade que é uma bela reflexão sobre a condição humana. O filme apresenta uma boa meditação sobre o drama do Homem perante as grandes decisões e as grandes responsabilidades, refere-se, com o suficiente grau de humor, às insuficiências da psicanálise (o Papa em tratamento acaba por agravar os seus problemas descobrindo que também sofrerá de deficit parental), consegue, falando da Igreja, não se assumir contra esta (ainda que também não se assuma a favor). Além disso, está bem filmado, tem muito bons actores e nota-se que houve cuidados sérios na investigação preparatória necessária à realização de um filme destes (o que vai rareando nos dias de hoje em todos os tipos de arte). Se assumo que não será um dos filmes da minha vida (mesmo entre os filmes que tratam de temas próximos da fé, e considerando apenas os relativamente mais recentes, não está ao nível, por exemplo, de Maria Madalena, do também italiano Abel Ferrara), acho que foi um filme importante para a minha vida. Por isso recomendo a todos que o vão ver. Se forem ao cinema Alvalade, como eu, há um bónus, que é verem o filme numa sala de cinema bonita e com boas condições, onde estará provavelmente pouca gente, o que significa menos barulho e desrespeito pelos outros, menos gente a comer pipocas de boca aberta, a atender telemóveis e a ver mensagens a toda a hora. Deixo ainda o link para o site oficial do filme, que pode sempre ajudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário