blogue de poesia e teologia.

aqui não se escreve segundo o acordo ortográfico de mil novecentos e noventa.

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 5 de abril de 2011

Paulo vs. Che

Hoje, no autocarro, pus-me a pensar que já há pouco quem se mexa por ideais. Então, não sei bem porquê, lembrei-me da famosa viagem de "Che" Guevara pela América do Sul e dos combates que este travou no continente americano a favor da liberdade.
Depois disto, porque ando sempre intelectualmente ocupado com a minha tese, pus-me a pensar em Paulo de Tarso. Juntei as peças e concluí: comparado a Paulo de Tarso, Guevara é um menino... Pelo menos, pensemos nas distâncias percorridas por um e outro, na América do Sul e América Central ("Che") e na bacia do Mediterrâneo (Paulo), lembremo-nos dos meios de locomoção de um e outro... Vejamos a eficácia do trabalho de cada um: dois mil anos de história da Igreja (Paulo) vs. cinquenta e poucos de uma ditadura cubana que definha.
Pensemos, entretanto, nos desejos, comuns, de ir mais longe (um continuando o périplo de expansão do comunismo na América Latina, o outro trazendo o Evangelho até à Península Ibérica).
A minha conclusão, de forma infantil, é: Paulo - "muitos" - Guevara - vá lá, "um".

Sem comentários:

Enviar um comentário