blogue de poesia e teologia.

aqui não se escreve segundo o acordo ortográfico de mil novecentos e noventa.

Pesquisar neste blogue

sábado, 17 de setembro de 2011

Ditadura do relativismo

Apenas algumas notas

O relativismo é uma ditadura porque:
1. Ao afirmar o próprio homem como referencial da verdade (não há a verdade mas antes a minha verdade), limita as relações - não há discussão possível, pois estamos sempre num choque de verdades individuais - e dificulta a resolução de conflitos.
2. Torna o homem mais pobre. Porque uma liberdade que começa onde a do outro termina é mais pobre que uma que comece onde comece também a do outro.
3. Uma verdade relativa leva ao desrespeito pela liberdade alheia (em particular a liberdade de expressão). Qualquer acto livre de um outro que choque contra a minha verdade (seja na minha forma de pensar seja na de agir) é mau, condenável e imperdoável. Quem vive uma verdade relativa é incapaz do perdão verdadeiro, por muito que admita perdoar certos gestos.
4. Quem faz de si mesmo o centro da verdade exige mais dos outros do que de si. Os outros têm de me respeitar, ajudar, perdoar, mas eu não preciso de ter um mínimo de preocupação e respeito para com eles.
5. Tudo é relativo, e relativo a alguém, no caso, a mim. É um regresso ao axioma de Protágoras, do «homem como medida de todas as coisas», quinhentos anos depois de Galileu, homem, que, claro, só a Igreja Católica não compreendeu, como se os outros todos não agissem hoje como se o homem fosse o centro do universo...

Sem comentários:

Enviar um comentário