blogue de poesia e teologia.

aqui não se escreve segundo o acordo ortográfico de mil novecentos e noventa.

Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

agradecer a Pedro

No momento actual, passe a minha apreensão estúpida quanto a quem será o sucessor de Bento XVI, o homem que, entre outras coisas, conseguiu evitar o cisma (embora eu ache mais importante o facto de ter mostrado que  a teologia ainda tem lugar no mundo e, diga-se, por mais estúpido que pareça, dentro da própria Igreja), cabe-me rezar e agradecer.
Rezar para conseguir, um dia, ser capaz de uma capacidade assim de perscrutar a voz de Deus e os Seus caminhos. Rezar para confiar em Deus como Bento XVI, para acreditar que o Espírito conduz mesmo o Povo de Deus e que não têm sentido os meus sentimentos estúpidos e demasiado humanos.
E agradecer, a Deus e ao Papa, porque permitiram que um dos maiores teólogos do século XX pudesse guiar a Igreja no início do novo século. Que lhe pudesse deixar os documentos que deixou (e que valem, todos eles, a pena ser lidos - leiam-nos, leiamo-los), que deixasse na Igreja do século XXI o interesse pelo debate que quer converter, pela cultura que quer ser experiência de encontro com s beleza, pela fé que quer ser vida do homem todo e não apenas de algumas das suas dimensões.
Por tudo isto, obrigado, Santo Padre. Obrigado, Bento XVI. No recanto mais escondido do meu quarto, como pede a Escritura, nesta Quaresma que hoje começa rezarei particularmente por si.

Sem comentários:

Enviar um comentário